• slide
  • slide
  • slide
    VENHA CONHECER-NOS
  • slide
ARTZ XIII

Propostas arrojadas de Nuno Bettencourt nas escadarias do The English Centre

Foram recebidas com surpresa e admiração as peças inéditas que apresenta na exposição que vai estar patente nas escadarias do The English Centre até ao final de junho, cuja inauguração teve lugar quinta feira dia 06.

As esculturas e máscaras em ferro de Nuno Bettencourt constituem a XIII edição da ARTZ, um evento que já faz parte da programação cultural anual das Caldas da Rainha. Aberto ao público em geral, as escadarias do The English Centre transformam-se anualmente numa inesperada galeria de arte, onde todos são bem-vindos.

Esta é a primeira exposição de escultura na ARTZ, depois de já terem estado expostas fotografias e pinturas de diversos artistas, nas edições de anteriores. No entanto, estas esculturas têm a particularidade de se poderem pendurar na parede como se fossem quadros. “É algo diferente do habitual, mas que tem estado a surpreender”, referiu Carlos Ribeiro, do The English Centre.

Nuno Bettencourt não poderia ter respondido da melhor forma ao convite da escola para expor nas suas instalações, produzindo estas peças tendo em atenção o espaço das escadarias. “Já faço estas esculturas há algum tempo. É ferro trabalhado, como dizemos em gíria artística: verguinha”, explicou na inauguração.

“Todas as máscaras e esculturas orgânicas e geométricas estão pintadas da cor preta mate, sem brilho”, explicou o artista, que se licenciou em Artes Plásticas, na ESAD, em 2001, destacando que  as sombras das peças intencionalmente provocadas  na parede em que ficam expostas, se tornarem também uma peça distinta.

Não é por acaso que o tema da exposição seja “Desenho em forma de ferro, um trabalho manual”. Na sua opinião, mesmo sendo peças de ferro “tudo isto pertence à disciplina de Desenho”. No caso das máscaras, há uma grande inspiração na cultura popular portuguesa, nomeadamente dos caretos.

Todas as peças, que são únicas, estão expostas pela primeira vez ao público e algumas foram criadas propositadamente para a ARTZ. Segundo Nuno Bettencourt, o facto de a exposição ser nas escadarias, motivou-o para apresentar trabalho em ferro, em alternativa às serigrafias, outra arte que domina. No entanto, destaca que também nas esculturas, trabalha de acordo com o mesmo estilo, que o carateriza.

Na inauguração, para além dos muitos convidados, esteve ainda presente a vereadora Maria João Domingos. Os alunos da escola de vários níveis e turmas fizeram uma primeira visita à ARTZ, tendo de seguida discutido os trabalhos apresentados durante a aula.

Recorde-se que, desde 2007, o The English Centre realiza anualmente um evento dedicado às artes e que tem trazido à escola vários artistas de áreas como a fotografia, a pintura e a escultura, o qual já conquistou o estatuto de evento de referência nas artes plásticas, pela notoriedade das dezenas de artistas que expuseram as suas obras e também pela qualidade e arrojo das mesmas.

Caldas da Rainha

Rua Heróis da Grande Guerra, nº 89 - 2º A
Apartado 471
Edifício Centro Comercial D Carlos I
2504-914 Caldas da Rainha

Benedita

Rua Dr Joaquim Augusto de Carvalho, nº 5 - 1º DTº
2475-133 Benedita
The-english-centre.com 2008-2019 Todos os direitos reservados              Desenvolvido por: ANALOGIA, LDA.